X
Assinatura de Newsletter

REALMENTE VALE A PENA APOSTAR EM MARKETING DIGITAL?

A grande explosão de vendas pela internet  através do Marketing de conteúdo aconteceu no Brasil em 2012, mas nos Estados Unidos essa tendência já crescia muito antes disso.  

Por volta dos anos 90, as grandes empresas americanas começaram a ver no marketing digital, uma forma de expandir os seus negócios e gerar interesse de um público que ainda estava expandindo os seus limites na, então chamada: “ Worl Wide Web”.

Com apostas direcionadas a vendas na internet, os setores rapidamente alcançaram patamares de crescimento significativo, e o marketing digital começou a virar assunto nas principais universidades americanas.

Hoje, já amplamente difundido, o marketing digital é a principal fonte de lucratividade para empresas de todos os tamanhos. Mas, se todo mundo anda usando o mesmo tipo de propaganda, como se destacar no meio dessa multidão?

Como se destacar a partir do marketing digital

No passado, para comprar um produto era necessário sair de casa e ir até as lojas, pesquisar preços por longos dias antes de finalmente encontrar o produto perfeito. Hoje bastam alguns cliques para obter tudo isso na tela do smartphone, e efetuar a compra sem sequer se levantar do sofá.

Por causa disso os outdoors e panfletos perderam um pouco a utilidade, e como se não bastasse essa nova vitrine virtual, a cada dia surgem mais e mais empresas para dividir esse espaço.

Por isso, em um mar de propaganda digital e clientes ávidos por comprar de forma mais ágil e simplificada, como criar uma campanha que realmente faça a diferença?

Para ajudar você nessa tarefa, separamos cinco dicas, e um extra pra você entrar na nova era do marketing digital, esbanjando bons resultados.

  • Esteja online. Não adianta querer fazer marketing digital se você não gosta de ficar conectado. É essencial estar por dentro de tudo o que acontece na internet, e só assim é possível aproveitar a segunda dica dessa lista.
  • Fale a língua do público. Aproveite a tendência virtual do momento para apostar em postagens bem humoradas que evidenciem a sua marca, ao mesmo tempo em que gerem interesse de compartilhamento.
  • Seja prático. Não dificulte o acesso do seu público ás informações do seu produto ou site. Ter uma linha de comunicação com as pessoas pode ser a melhor maneira de engaja-las. Você pode apostar em vídeos curtos, que possam ser vistos pelo facebook.
  • Fique à vista: Essa é para quem prefere a criação de imagens e banners: Aposte em cores vibrantes, mas que não sejam agressivas demais. A fonte escolhida para transmitir a sua mensagem também precisa ser legível.
  • Faça promoções. É muito importante dar ao seu público a sensação de estar aproveitando uma oportunidade única de economizar ou ter aquele produto que todo mundo quer no momento. Por isso, faça promoções relacionadas aos itens que estejam na moda.

Uma dica extra: Se engaje.

Hoje, cada vez mais, as pautas sociais têm se tornado uma forma útil e inteligente de se destacar. Perceba que as maiores marcas estão vestindo a bandeira de várias causas sociais e isso não acontece atoa.

É notável o engajamento do público em apoiar marcas com as quais se identifica, por isso, conheça o seu cliente e mostre que também se interessa por suas motivações.

O marketing digital do futuro, que você pode fazer hoje:

Assim como a internet, o marketing digital é cíclico, e as estratégias que obtém mais sucesso, podem ser previstas pelos olhares mais atentos.

Quem está mergulhado no mundo do e-commerce, por exemplo, sabe o quanto é importante perceber essas mudanças e responder a elas o mais rápido possível. Isso quer dizer que, sair na frente pode ser uma maneira de chegar ao topo com menor concorrência. Aproveitar essas oportunidades, que surgem em todo momento, é uma forma excelente de gerar mais leads, lucros e influência digital.

É por isso que a análise de informações tem se mostrado uma aliada importante dos novos tempos do marketing digital, afinal é com o olhar voltado para os gráficos, que o empreendedor digital consegue entender qual estratégia pode ser melhor empregada, e em qual momento tomar uma atitude de mudança.

Para estar no mesmo ritmo das grandes empresas do futuro, comece apostando na leitura e análise de dados, para alavancar os gráficos de crescimento da sua plataforma.

Dá pra vender, sem marketing digital?

Mas e quem tem um produto que se vende sozinho e acredita que não precisa de propaganda? Saiba que ainda há uma grande parcela de pessoas que acreditam nisso.

O que essas pessoas não sabem, é que o marketing digital não apenas gera lucratividade imediata, ali no ato da compra, como também agrega valor a marca, e um produto atrelado a um bom marketing, pode valer muito mais do que o produto que “se vende sozinho”.

Hoje o marketing digital não é só uma ponte para gerar lucros, como também se trata de um aliado importante para a valorização da marca, portanto a resposta a pergunta que fizemos é: Sim, talvez seja possível vender o seu produto. Mas sem o marketing digital, a sua concorrência pode ser esmagadora, implacável e difícil de vencer.

Sete dicas para aproveitar as novas tendências do marketing digital

Mas nem só de redes sociais, é feito o marketing digital. A propaganda na internet já foi feita de diversas formas diferentes e estima-se que até 2023, o cenário apresentará ganho de força capaz de fazer com que as propostas no ambiente digital, ganhem as ruas movendo massas em direção a interesses sociais de grande comoção e com cada vez mais frequência.

Mas enquanto esse dia não chega, os aspectos do marketing digital vão ganhando cada vez mais espaço na vida de empresários.

Algumas tendências que ganharão forças nos próximos anos:

  • Segmentação. Algumas pessoas acreditam que falar para as massas, sem fazer uma segmentação de público, é uma boa maneira de divulgar, já que mais pessoas escutarão a mensagem. Mas isso é um erro. No mundo do marketing digital, vale mais falar para o público certo, que realmente busca, e está interessado no seu produto. Por isso, faça pesquisas para descobrir quem é o seu seguidor nas redes sociais. Quantos anos têm, quanto tempo se dedica a navegar na internet, quais os conteúdos que mais busca. Feito isso, dê o próximo passo:
  • Os blogs.

    Através do blog é fácil estabelecer uma linha de contato com o cliente. Coloque na sua plataforma um conteúdo que seja de interesse do seu público, e não deixe de aproveitar esse espaço para colocar o seu produto em evidência. Essa linha de marketing digital se chama “marketing de conteúdo” e é uma grande potência das vendas digitais na atualidade.

    Existem profissionais especializados na criação de marketing de conteúdo e é importante contar com quem já está inserido no mercado e conhece bem os requisitos do Google, para garantir a visualização eficiente.

    Segundo estudiosos do setor, o marketing de conteúdo tem sido responsável pela sobrevivência e lucratividade das maiores startups, desde 2011. E a tendência é que haja expansão do setor, também nos próximos anos.

  • A cara da marca. Comprar de uma nova plataforma pode gerar insegurança no cliente, porque nas vendas pela internet quase sempre há a sensação de que não há nada nem ninguém por trás dos logotipos e promoções. Por isso, dê um jeito de mostrar o seu rosto, e deixar a sua marca mais pessoal e humana.

O que mudou, e o que ainda vai mudar no marketing digital?

Segundo uma pesquisa recente da revista Exame para as novas tendências de marketing 2018, o setor de marketing digital obteve maior destaque, mas também sofreu alterações tendenciais.

Ainda de acordo com os profissionais da área, as tags sofreram uma diminuição na frequência em redes sociais, embora ainda continuem fortes no cenário geral. Mas justamente porque a crise financeira tem incentivado os empresários á apostarem em métodos de divulgação mais ágeis e abrangentes o marketing de conteúdo pode receber uma verdadeira injeção de novos investidores e por isso o engajamento vai aumentar ainda mais nos próximos meses.

E como se sabe, o cenário virtual se altera a todo instante, e com ele o marketing digital também se atualiza, e assim, para 2018, as tendências são muito mais dinâmicas e têm base na criação de mídia visual ágil e de tom descontraído.

O principal sinal disso é o Facebook live, que têm obtido ótimos resultados nos mais diferentes segmentos.

Outras tendências para o marketing digital do futuro:

A parceria com um influenciador: Influenciadores são pessoas de grande visibilidade no meio digital. Fazer parceria com alguém que tenha confiança do seu público é uma excelente sacada. Este é o chamado: ”Marketing de influência.” Que gera mais tráfego e pode dar um impulso muito interessante ás suas vendas.

Marketing de conteúdo continua em alta e como dito anteriormente, tende a crescer. Tutoriais, terão primeiro lugar.

Foco nos smartphones. Isso não quer dizer que você vai precisar vender celulares, mas cada vez mais, as pessoas usam dispositivos móveis para acessar a internet, por isso, aposte em imagens e conteúdos feitos para esse fim. Propostas visualmente interativas são as que mais obtêm sucesso, como o recente “Toque na imagem” que está cada vez mais presente nas time lines.

Como se pode ver, o marketing digital tem muito a oferecer, e continuará sendo um caminho de sucesso para empresários de todos os segmentos, por isso, apostar no setor é uma maneira inteligente de manter a sua empresa no caminho do sucesso, com lucratividade ao longo de todo o percurso.







Deixe seu comentário

 
117 Projetos Concluidos
36 Clientes Felizes
8265 Xícaras de Café
312 Reuniões Produtivas
Faça com que sua empresa seja vista

Conte conosco para fazer suas vendas decolarem!

Cadastre seu email e receba um conteúdo rico para te ajudar a decolar!

 
 
FbeSeen no acebook beSeen no Twitter beSeen no Google Plus beSeen no YouTube beSeen no Instagram
© 2019 - beSeen - Agência Digital
Avenida Presidente Vargas, 824, 17º Andar - Centro - Rio de Janeiro - RJ CEP 20071-001 Telefone: (21) 2184-7301, WhatsApp: (21) 7110-7027
WhatsApp - beSeen
Política de Cookies

Utilizamos cookies próprias para prestar os nossos serviços, bem como cookies de terceiros para melhorar esses mesmos serviços mediante a análise dos seus hábitos de navegação. Se continuar a navegar pela nossa página, entendemos que aceita a utilização dessas cookies.
Política de Cookies!
ACEITO!