X
Assinatura de Newsletter

5 MOTIVOS PARA SUA EMPRESA INVESTIR EM AUTOMAçãO DE MARKETING

Se você está presente no mundo virtual, tanto como empreendedor, tanto como cliente ou usuário de redes sociais, então você provavelmente já interagiu com uma ferramenta de automação de marketing.

Mas hoje, a automação de e-mail marketing é feita de maneira tão precisa que dificilmente as pessoas se dão conta de que estão se relacionando com um sistema cuidadoso e detalhado, pensado para oferecer a sensação de interatividade e naturalidade.

Então, no fim das contas, será que o empreendedor digital realmente sabe o que é automação de marketing? E mais ainda, como transmitir essa importante sensação de interatividade orgânica?

A automação de email marketing e as facilidades da interatividade programada

Imagine como seria muito mais fácil se, ao abrir uma empresa, o empresário pudesse contar com uma carteira de clientes repleta de contatos de pessoas interessadas em obter mais informações sobre os seus produtos?

Mais do que isso, imagine se esse caderno em questão, oferecesse dados ainda mais precisos sobre essas pessoas, como tempo gasto pelo usuário que observa as suas vitrines, produtos que ele ou ela mais busca, e até informações sobre como encontrá-lo.     

Pois é, a automação de marketing faz isso em inbound, o que significa que com essa estratégia a sua empresa ganha e muito, com a formação de uma “carteira de clientes” que pode realmente vir a adquirir os seus produtos se for contatada de maneira inteligente.

Mas é aí que costuma estar o desafio. Afinal, como fazer esse contato?

Campanhas de email marketing

As campanhas de email marketing são segmentadas para garantir que o conteúdo oferecido de fato atenda às necessidades do cliente em questão.

Todo esse trabalho é desenvolvido de acordo com os dados disponíveis nas plataformas de automação de marketing, e dependem das estratégias de alimentação dos leads.

Assim as campanhas de email marketing feitas para automatização garantem que o seu cliente receba conteúdos que o façam avançar pelo funil de vendas, sem que seja necessário o trabalho manual do empreendedor. 

Como é a automação de marketing na prática?

Imagine que uma quantidade de cem pessoas visitem o seu site diariamente, mas que somente dez dessas pessoas cheguem até a sua página de vendas, e estando lá, somente cinco cliquem no link e efetivamente comprem o seu produto. Como aproximar as outras pessoas do seu objetivo de venda? 

A automação de email marketing depende da interação inicial do usuário, que oferece o próprio e-mail em troca de um produto ou benefício grátis, como uma vídeo aula, ou um e-book, por exemplo.

A partir desse momento, a ferramenta de e-mail marketing alimentará este usuário com conteúdo relevante, que desperte nele a sensação de segurança na sua plataforma, aliada ao desejo de adquirir o seu produto.

Todo esse trabalho é feito gradualmente, e criar o conteúdo capaz de alimentar esse lead e fazê-lo avançar pelo funil de vendas, vai depender de um cuidadoso monitoramento de resultados. Mas é muito importante acompanhar as respostas dadas pelos usuários e não deixar de investir em técnicas qualitativas de inbound. 

Cuidado com o conteúdo

Como se pode perceber, a automação de marketing exige estratégia e técnica e, tal como dito anteriormente, é importante gerar um conteúdo de qualidade para que o usuário de fato se sinta mais engajado e interessado pela sua plataforma e os seus serviços.

Por isso, não é exagero dizer que investir na automação de e-mail marketing depende de conteúdo de qualidade.

Os conteúdos precisam ser otimizados, segmentados, pensando em cada fase do usuário dentro do seu site. Afinal, trata-se de uma pessoa que acabou de encontrar o seu link por acaso ou estava buscando pelos seus serviços?

Este usuário quer comprar a solução para as suas dores, ou busca somente ler alguma informação que o ajude a solucionar o problema.

É importante que os textos, áudios ou conteúdo em vídeo apresentados pelo seu sistema de automação de marketing, sejam de real interesse dos usuários e que tenham poder para aproximá-lo do seu produto ou serviço oferecido.

A importância do e-book

No quesito utilidade e sensação de posse de produto, o e-book com certeza sai na frente, este é o infoproduto que mais tem poder de aproximar o seu cliente da sua marca, e isso acontece pelos seguintes motivos:

1- O e-book possui um formato de livro digital, e que por ser facilmente portável, transmite uma sensação mais real de pertencimento pelo usuário. Isso porque os livros digitais já conquistaram um grande prestígio dada as suas facilidades e mecanismos de leitura, e assim alcançaram um patamar de produto de relevância.

2- O e-book é oferecido num primeiro contato e entregue após o usuário preencher o formulário com dados como nome e e-mail. Assim a empresa ganha em captação de endereços e investe em proximidade.

3- Ter o e-book de uma determinada empresa e obter nele o conteúdo necessário para solucionar um problema ajuda e muito a gerar autoridade da marca e é claro agregar valor aos seus demais serviços e produtos.           

Importante lembrar que os e-books que geram maior interesse dos usuários, são os que têm relação com minicursos e ideias que acrescentam conhecimento.

Campanhas de email marketing uma estratégia progressiva

Mas nem só de e-books é feita a automação de marketing. As campanhas de email marketing exigem uma estratégia progressiva e sendo assim estimulam cada vez mais a interatividade do usuário com a sua plataforma.

Por exemplo, no primeiro contato, um e-book é entregue sob a condição de se receber em troca um endereço de e-mail.

A partir desse endereço de contato, a segunda interação com o usuário acontece de modo a agradecer pelo interesse no infoproduto, e oferecer um segundo conteúdo, que pode estar relacionando à progressão do conhecimento na área em questão através de um conteúdo no seu site, por exemplo.

Assim, clicando nesse link, o usuário recebe um terceiro contato com um convite ou agradecimento e assim por diante até que a interatividade se transforme em venda.

A seguir veja as maiores vantagens de se investir na automação de e-mail marketing e porquê essa estratégia pode fazer bem para a saúde financeira da sua empresa.

5 motivos para investir na automação de email marketing

Atrair pessoas, converter em leads, gerar engajamento através da interatividade e vender muito mais. Veja os cinco motivos para investir na automação de email marketing: 

1 Segmentação e personalização.

O conteúdo pensado especificamente para as necessidades do seu cliente.

2 Nutrição do lead

Através da automação de marketing é possível entender as necessidades estratégicas para transformar o usuário esporádico em um cliente que compra os seus produtos.

3 Monitoramento

A automação de marketing permite o monitoramento do engajamento dos usuários com a sua plataforma, permitindo diagnosticar possíveis problemas e solucioná-los a fim de aumentar as suas vendas.

4 Diminui o trabalho manual

Com um custo mais baixo que o da contratação de um profissional que pudesse fazer todo esse trabalho manualmente, a automação de email marketing é feito rapidamente e sem o seu esforço.

5 Análise: Saiba mais sobre o seu público:

A automação de email marketing funciona como pesquisa de interesse, já que os dados de navegação do usuário ficam disponíveis para proporcionar a categorização.           

E um benefício extra que faz toda a diferença na rotina de trabalho e na dinâmica da sua empresa com o usuário: A segurança.

As ferramentas de automatização de e-mail marketing permitem que o usuário possa sair da sua base se e quando desejar, e dessa forma as mensagens da sua empresa correm menos risco de irem parar nas caixas de spam. 

E se você ficou interessado e quer saber mais sobre o assunto, fique atento ás notificações da nossa plataforma e não perca nenhuma das nossas atualizações sobre o mundo do marketing digital e empreendedorismo.







Deixe seu comentário

 
117 Projetos Concluidos
36 Clientes Felizes
8265 Xícaras de Café
312 Reuniões Produtivas
Faça com que sua empresa seja vista

Conte conosco para fazer suas vendas decolarem!

Cadastre seu email e receba um conteúdo rico para te ajudar a decolar!

 
 
FbeSeen no acebook beSeen no Twitter beSeen no Google Plus beSeen no YouTube beSeen no Instagram
© 2019 - beSeen - Agência Digital
Avenida Presidente Vargas, 824, 17º Andar - Centro - Rio de Janeiro - RJ CEP 20071-001 Telefone: (21) 2184-7301, WhatsApp: (21) 7110-7027
WhatsApp - beSeen