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O INBOUND MARKETING, A IMPORTâNCIA DA ESTRATéGIA

Quinto artigo da série 'O Conteúdo que te Faz Vender Todos os Dias'. Abordaremos neste artigo um dos tema mais relevantes da atualidade, o Inbound marketing.

Essa nova estratégia de marketing digital tem tomado muita força nos últimos tempo devido sua eficácia em várias frentes de atuação.

Se você ouve falar em inbound marketing e se sente perdido ou mesmo se acredita que a expressão seja um sinônimo para marketing de conteúdo, saiba que você não está sozinho.

A ideia criada por Brian Hallingan sobre inbound marketing é relativamente nova e chegou para revolucionar o mercado de vendas no meio virtual, mas tem confundido muita gente.

Para entendê-la a princípio, temos que relembrar que o marketing é o conjunto de estratégias que definem as relações das empresas com os seus fornecedores e clientes, ou seja, a maneira como essa empresa se posiciona no mundo e tenta impactar o seu meio social utilizando diferentes processos.

Dessa forma o inbound marketing vem como a ideia de usar a empatia e a disposição, no sentido de ajudar, para conversar com o consumidor e encantá-lo, levando-o a se tornar um divulgador em potencial de determinado produto ou serviço.

Pois é, o inbound, conhecido como o marketing de permissão se encaixa perfeitamente no perfil do consumidor moderno e por isso, quem entende suas técnicas e explora os seus mecanismos sai na frente. 

Como são os resultados do Inbound marketing? 

O inbound Marketing usa basicamente conteúdo para se comunicar, encantar e ajudar pessoas, mas pode demorar mais para oferecer resultados, afinal a estrutura é detalhada e exige rigor nas organizações.

Um dos aspectos que tornam o inbound muito mais forte é a geração de autoridade em torno de determinado assunto, e isso demanda tempo.

Em contraponto, quando os resultados positivos aparecem, este é um retorno duradouro e consistente, diferente do que ocorre diante do impulsionamento indiscriminado, como quase sempre acontece no outbound marketing, uma modalidade que veremos a seguir.

Nada disso quer dizer que seja ruim patrocinar postagens ou investir em exibições de anúncios na televisão, mas na prática, é perfeitamente possível alcançar pessoas e obter engajamento massivo, sem precisar investir quantias exorbitantes.                                                                      

5 Estratégias de inbound Marketing para a sua empresa

Como dito anteriormente, as estratégias de inbound são detalhadas, mas para que o sucesso aconteça todas elas precisam ser seguidas com a mesma dedicação.

A total atenção do empreendedor a todos esses pontos pode ser o diferencial entre ter uma empresa que engaja seus usuários e vende bem os seus produtos e serviços, ou uma empresa cujo site dificilmente se posiciona com sucesso e assim vende pouco ou não vende nada.

A seguir, veja cinco estratégias de inbound marketing para ajudar você a se colocar melhor nos rankings de busca do Google.       

         SEO – Não deixe de otimizar o seu site e o seu conteúdo dentro das regras de SEO.

         Responsividade – Entre na sua plataforma e vasculhe tudo. A responsividade é a alma dos sites de sucesso.

         Marketing de conteúdo – Invista sempre e com frequência em marketing de conteúdo.

         Funil de vendas – Não deixe de trabalhar a atração, consideração e decisão dos usuários do seu site, criando um ambiente propício para isso.

         e-mail marketing – Captar o endereço de e-mail dos seus usuários é uma maneira de manter contato e mostrar tudo o mais que o seu site tem a oferecer. Envie conteúdo interessante para os seguidores do seu site e assim, consiga um engajamento cada vez mais qualitativo.

Pode parecer complexo, mas quanto mais engajamento da empresa sobre esses aspectos, maior o alcance do seu site nas diferentes plataformas e isso é claro, resulta em vendas.

Características do outbound marketing

Mas se você ainda tem dúvidas sobre os aspectos que definem o inbound, veja a seguir uma lista do que não é considerado inbound e seja apresentado ao estilo de propaganda que geriu o mercado até agora. O Outbound Marketing.

A seguir algumas características do outbound, também conhecido como “marketing de interrupção”. 

          Comunicação que parte da empresa para o consumidor.  ( ex: compre, adquira o seu ou assine já)

         Propaganda que interrompe uma ação do consumidor O anuncio no meio da revista, o comercial antes do vídeo do youtube.

         Repetição e pouca personalização Panfletos e banners feitos em massa, comerciais repetitivos que atingem até mesmo públicos que não são considerados como alvo.           

Hoje esse tipo de propaganda não é mais considerada a favorita dos consumidores que frequentemente desviam desse tipo de abordagem e as consideram indesejável.

O outbound morreu?

Você sabia que 84% dos jovens tendem a sair de um site quando os ícones de  venda são muito grandes ou estão presentes em grande quantidade?

Pois é o marketing de interrupção é a modalidade de marketing que busca atrair o seu público através da exploração das qualidades do seu produto, como preço, por exemplo.

É chamado assim porque se baseia em interromper o usuário durante um filme, leitura ou rolar do feed, relembrando o consumidor sobre suas promoções e persuadindo-o a aproveitar algum desconto, repetindo incansavelmente uma informação, na esperança de que o consumidor se lembre dela quando se dirigir ao supermercado ou  outro mecanismo  distribuidor.

Mas como era de se esperar, o avanço da tecnologia desencadeou um expressivo declínio de resultados do outbound marketing, afinal, diante do ganho de poder de pesquisa do consumidor que hoje pode decidir o tipo de conteúdo que quer ou não acompanhar, as propagandas repetitivas se tornaram obsoletas. Afinal, quem nunca clicou em “Pular anúncio” quando tentava ver um vídeo no Youtube?

Agora imagine quanto foi gasto para a produção desse anúncio? Quanto dinheiro foi investido para que a exibição ficasse disponível?  Como se pode imaginar, o outbound é caro e não dá mais resultados como antes.

Mas isso significa que o outbound morreu? Não necessariamente.

Hoje o inbound ganhou espaço e conquistou todas as plataformas com seu conteúdo interessante e relevante, mas acredite, ainda é possível aliar as duas modalidades em prol do engajamento dos consumidores.

Uma forma de fazer isso é levando o conteúdo virtual para fora do ambiente digital através de campanhas inovadoras que despertem engajamento das pessoas também no mundo físico.

Como aliar Inbound e outbound Marketing?

Há pouco tempo a empresa de cosméticos O Boticário lançou uma promoção na qual, conseguindo um código de alguns dígitos disponível no site, os consumidores conseguiam retirar produtos gratuitamente, bastando para isso ir até a loja mais próxima.

Esta trata-se de uma estratégia de inbound aliada ao marketing externo, de modo a literalmente levar pessoas a conhecerem mais sobre os seus produtos, além de fidelizar clientes e gerar um compartilhamento massivo das suas postagens. Tudo isso veio junto com o aumento expressivo das visitas ao site.

Ação aliada à oferta. Isso demonstra que com um pouco de criatividade o outbound e o inbound podem funcionar muito bem juntos.

Ajudar, fidelizar encantar clientes

Concentre-se em entreter e ajudar e produza os conteúdos do site da sua empresa sempre com qualidade e assim fica mais fácil conseguir seguidores fiéis e clientes assíduos.

O inbound marketing é o presente e o futuro do mercado em diversos segmentos, e como vimos, toda a sua metodologia de comunicação trabalha tanto em prol do empreendedor quanto do usuário.

De forma inteligente e sustentável o inbound é a linguagem do futuro na era da informação conteúdo é essencial.







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